Search

+
Logoterapia Aplicada à Educação


Programa:


BLOCO 1 – INTRODUÇÃO À LOGOTEORIA I

MÓDULO I

24 de março de 2018

I.1 – Apresentação do curso
I.2 – Viktor Frankl, uma vida plena de sentido
Profa. Dra. Marina Lemos S. Freitas
Viktor Frankl: estratégias de sobrevivência.
Princípios de vida de Viktor Frankl
I.3 – A Logoterapia no contexto das psicoterapias
I.4 – Autoconhecimento
Profa. Dra Helga H. Reinhold
Inserção histórica de Viktor Frankl e da Logoterapia
O que é Logoterapia e Análise Existencial
A Logoterapia no contexto das psicoterapias
Fundamentos psicológicos
Autobiografia como recurso do autoconhecimento

MÓDULO II

21 de abril de 2018

II.1 – Fundamentos filosóficos do pensamento frankliano
Prof. Marcos Soares
Raízes do pensamento frankliano
Fundamentos filosóficos da Logoterapia e da Análise Existencial

 

MÓDULO III

19 de maio de 2018

III.1Antropologia e ontologia frankliana I
Conceito de pessoa
Ontologia dimensional
Liberdade, consciência e responsabilidade

 

MÓDULO IV

23 de junho de 2018
IV.1– Antropologia e ontologia frankliana II
A liberdade da vontade: além do determinismo
A vontade em busca de um sentido: além do mecanicismo
O poder de resistência do espírito.

BLOCO 2 –INTRODUÇÃO À METODOLOGIA EaD

MÓDULO V
21 de julho de 2018
V.1 – Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem
Profa. Ms. Renata Fantacini
Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem: SAV
V.2 – Metodologia da Educação à Distância (EaD)
Profa. Ms. Renata Fantacini
O que é Educação à Distância (EaD)?
Leis sobre a EaD
Perfil do aluno EaD e do professor tutor
Atividades e Interatividades
Forma de avaliação
Exercícios práticos
V. 3 – Apresentação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Profa. Ms. Renata Fantacini
Apresentação da estrutura e cronograma da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Orientação inicial para o TCC
V. 4 – Apresentação da Disciplina Estudos Avançados em Logoterapia
Profa. Esp. Eliane Melo Andrade
Apresentação da estrutura e cronograma da Disciplina Estudos Avançados em Logoterapia

 

BLOCO 3 – INTRODUÇÃO À LOGOTEORIA II

MÓDULO VI
18 de agosto de 2018
VI.1 – Valores
Teoria dos valores
Categoria de valores
Axiologia de valores
Moral e ética
A vida no seu caráter de missão
MÓDULO VII
22 de setembro de 2018

VII.1 Consciência

Prof. Ms. Diogo Arnaldo Correia
Educar para a responsabilidade.
Consciência
Espiritual

VII.2 – Logoterapia e espiritualidade

Prof. Ms. Diogo Arnaldo Correia
Tempo e responsabilidade
Logoterapia e espiritualidade
Suprassentido
O sentido da morte
Logoterapia e religião: a busca do sentido último
MÓDULO VIII
20 de outubro de 2018
VIII – Vazio Existencial
Profa. Dra. Helga H. Reinhold
VIII.1 – Vazio existencial
Vazio existencial
Neurose de massa da nossa época
VIII.2 – Sentido da vida
Sentido na vida, da vida, do mundo.
Caminhos para descobrir o sentido
Sentido do trabalho
Sentido do amor
Sentido do sofrimento – Resiliência
MÓDULO IX
15 a 17 de novembro de 2018
IX CBLAE e IV Congresso de Logoterapia aplicada ao envelhecimento
IX.3- Provas presenciais EaD:
Metodologia da pesquisa científica e Estudos avançados em Logoterapia
Data em novembro, a combinar.
MÓDULO X
26 de janeiro de 2019
X.1 – Personalidade
Temperamento, caráter e personalidade.
Desenvolvimento da personalidade humana
Noodinâmica

BLOCO 4NOÇÕES GERAIS DE LOGOTEORIA APLICADA À EDUCAÇÃO:

MÓDULO XI
16 de fevereiro de 2019
XI.1 – Antropologia pedagógica em Viktor Frankl
Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
Que pessoa queremos formar?
As 10 teses franklianas sobre a pessoa, aplicadas à Educação
Decorrência da Antropologia Frankliana na educação
XI.3 Apresentação e abertura da disciplina Estudos Avançados em Educação Personalizada
XI. 4 – Apresentação e abertura da Disciplina Estudos Integrados
MÓDULO XII

23 de março de 2019

XII – Educação em busca de sentido
XII.1 – O projeto educativo
Educação orientada ao sentido
Afinar a consciência
Personalização educativa
O projeto educativo
Modelo humanizado de aprendizagem
XII.2 – Educação Personalizada
Fins e objetivos da educação personalizada
A prática da educação personalizada
Sistema de Objetivos Fundamentais na Educação (SOFE)
O sistema da Obra Bem Feita (OBF)
MÓDULO XIII

27 de abril de 2019

Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
XIII.1 – Pedagogia do Sentido
Legado de Frankl para a educação
Conceitos básicos sobre o processo da educação
Princípios da Pedagogia do Sentido
Estratégias e recursos pedagógicos
Professores CVF
Aplicação prática

MÓDULO XIV

18 de maio de 2019
Visão histórica da inclusão
Contribuições da Logoterapia para o atendimento da pessoa com deficiência e sua família
A pessoa com deficiência e o sentido da vida
A pessoa com deficiência e o mercado de trabalho
As acessibilizações e a avaliação na educação inclusiva
Professores CVF
Depoimentos

BLOCO 5As etapas de amadurecimento Noético

MÓDULO XV
15 de junho de 2019

XV.1 –Introdução à psicologia do desenvolvimento à luz da Logoterapia

XV.2 – Da vida pré-natal à vida escolar.

Fatores que interferem no desenvolvimento da personalidade
A vida pré-natal
A primeira infância
A criança pré-escolar
O escolar
O desenvolvimento da autoestima
Os jogos e o brincar
27 de junho: fechamento da SAV das disciplinas: Estudos Avançados em Educação Personalizada e Estudos integrados
MÓDULO XVI

20 de julho de 2019

XVI.1Adolescência

Profa. Esp. Daniela Fávaro

Compreendendo a adolescência

A identidade como tarefa do adolescente
Valores e limites
Busca do sentido da vida no marco da cultura contemporânea
Sexualidade humana
A escolha profissional
Projetos na prática: voluntariado
Rumo à maturidade humana
XVI.2 – Provas das disciplinas em EaD: Estudos Avançados em Educação Personalizada e Estudos Integrados

BLOCO 6 – GESTÃO ESCOLAR CENTRADA EM VALORES

MÓDULO XVII
24 de agosto de 2019
XVII.1 – Contribuições da Logoterapia e da Análise Existencial nas dependências
XVII.2 – Contribuições da Logoterapia e da Análise Existencial no comportamento suicida.
Profa. Ms Renata Fantacini
XVII.3 – Apresentação e abertura da disciplina EaD Didática do ensino superior
MÓDULO XVIII
13 a 15 de setembro de 2019
IV CONGRESSO DE LOGOTERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO
MÓDULO XIX
19 de outubro de 2019
XIX.1Gestão educacional com base em valores
Profa. Dra. Helga Reinhold
Gestão educacional com base em valores
Resgate do sentido do trabalho do educador
A organização e a avaliação do centro escolar
Mediação de conflitos
Transformando o stress em ganhos
Clarificação de valores
Hierarquia de valores na educação
Vivências compartilhadas – Autobiografia.
MÓDULO XX

23 de novembro de 2019

XX. 1- Prova presencial da disciplina  EaD: Didática do Ensino Superior

XX. 2 -Apresentação dos TCCs

BLOCO 7EaD

Metodologia da Pesquisa Científica – Profa. Ms. Renata Fantacini
Didática do Ensino Superior – Profa. Ms. Renata Fantacini
Estudos Avançados em Logoteoria – Profa. Esp. Eliane de Melo Andrade
Estudos Avançados em Educação Personalizada – Profa. Esp. Flávia Maria de Fazzio Mano e Profa. Esp. Estela Ferrari Pelegrino
Estudos Integrados – Profa. Esp. Deliani Caetano Silveira Trompieri. 
Posted in: Uncategorized
const url = window.document.URL const metadata = document.querySelector('.tt-post') function removeMeta(url) { console.log(url) console.log(metadata) } removeMeta(url)