Logoterapia Aplicada à Educação
Inscrições: https://goo.gl/forms/Z4qD1Ux4I0lS1Amo1
Programa:
BLOCO 1 – INTRODUÇÃO À LOGOTEORIA I
MÓDULO I
24 de março de 2018
I.1 – Apresentação do curso
I.2 – Viktor Frankl, uma vida plena de sentido
Profa. Dra. Marina Lemos S. Freitas
Viktor Frankl: estratégias de sobrevivência.
Princípios de vida de Viktor Frankl
I.3 – A Logoterapia no contexto das psicoterapias
I.4 – Autoconhecimento
Profa. Dra Helga H. Reinhold
Inserção histórica de Viktor Frankl e da Logoterapia
O que é Logoterapia e Análise Existencial
A Logoterapia no contexto das psicoterapias
Fundamentos psicológicos
Autobiografia como recurso do autoconhecimento
MÓDULO II
21 de abril de 2018
II.1 – Fundamentos filosóficos do pensamento frankliano
Prof. Marcos Soares
Raízes do pensamento frankliano
Fundamentos filosóficos da Logoterapia e da Análise Existencial
MÓDULO III
19 de maio de 2018
III.1 – Antropologia e ontologia frankliana I
Conceito de pessoa
Ontologia dimensional
Liberdade, consciência e responsabilidade
MÓDULO IV
23 de junho de 2018
IV.1 – – Antropologia e ontologia frankliana II
A liberdade da vontade: além do determinismo
A vontade em busca de um sentido: além do mecanicismo
O poder de resistência do espírito.
BLOCO 2 –INTRODUÇÃO À METODOLOGIA EaD
MÓDULO V
21 de julho de 2018
V.1 – Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem
Profa. Ms. Renata Fantacini
Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem: SAV
V.2 – Metodologia da Educação à Distância (EaD)
Profa. Ms. Renata Fantacini
O que é Educação à Distância (EaD)?
Leis sobre a EaD
Perfil do aluno EaD e do professor tutor
Atividades e Interatividades
Forma de avaliação
Exercícios práticos
V. 3 – Apresentação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Profa. Ms. Renata Fantacini
Apresentação da estrutura e cronograma da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Orientação inicial para o TCC
V. 4 – Apresentação da Disciplina Estudos Avançados em Logoterapia
Profa. Esp. Eliane Melo Andrade
Apresentação da estrutura e cronograma da Disciplina Estudos Avançados em Logoterapia
BLOCO 3 – INTRODUÇÃO À LOGOTEORIA II
MÓDULO VI
18 de agosto de 2018
VI.1 – Valores
Teoria dos valores
Categoria de valores
Axiologia de valores
Moral e ética
A vida no seu caráter de missão
MÓDULO VII
22 de setembro de 2018
VII.1 – Consciência
Prof. Ms. Diogo Arnaldo Correia
Educar para a responsabilidade.
Consciência
Espiritual
VII.2 – Logoterapia e espiritualidade
Prof. Ms. Diogo Arnaldo Correia
Tempo e responsabilidade
Logoterapia e espiritualidade
Suprassentido
O sentido da morte
Logoterapia e religião: a busca do sentido último
MÓDULO VIII
20 de outubro de 2018
VIII – Vazio Existencial
Profa. Dra. Helga H. Reinhold
VIII.1 – Vazio existencial
Vazio existencial
Neurose de massa da nossa época
VIII.2 – Sentido da vida
Sentido na vida, da vida, do mundo.
Caminhos para descobrir o sentido
Sentido do trabalho
Sentido do amor
Sentido do sofrimento – Resiliência
MÓDULO IX
15 a 17 de novembro de 2018
IX CBLAE e IV Congresso de Logoterapia aplicada ao envelhecimento
IX.3- Provas presenciais EaD:
Metodologia da pesquisa científica e Estudos avançados em Logoterapia
Data em novembro, a combinar.
MÓDULO X
26 de janeiro de 2019
X.1 – Personalidade
Temperamento, caráter e personalidade.
Desenvolvimento da personalidade humana
Noodinâmica
BLOCO 4 – NOÇÕES GERAIS DE LOGOTEORIA APLICADA À EDUCAÇÃO:
MÓDULO XI
16 de fevereiro de 2019
XI.1 – Antropologia pedagógica em Viktor Frankl
Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
Que pessoa queremos formar?
As 10 teses franklianas sobre a pessoa, aplicadas à Educação
Decorrência da Antropologia Frankliana na educação
XI.3 – Apresentação e abertura da disciplina Estudos Avançados em Educação Personalizada
XI. 4 – Apresentação e abertura da Disciplina Estudos Integrados
MÓDULO XII
23 de março de 2019
XII – Educação em busca de sentido
XII.1 – O projeto educativo
Educação orientada ao sentido
Afinar a consciência
Personalização educativa
O projeto educativo
Modelo humanizado de aprendizagem
XII.2 – Educação Personalizada
Fins e objetivos da educação personalizada
A prática da educação personalizada
Sistema de Objetivos Fundamentais na Educação (SOFE)
O sistema da Obra Bem Feita (OBF)
MÓDULO XIII
27 de abril de 2019
Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
XIII.1 – Pedagogia do Sentido
Legado de Frankl para a educação
Conceitos básicos sobre o processo da educação
Princípios da Pedagogia do Sentido
Estratégias e recursos pedagógicos
Professores CVF
Aplicação prática
MÓDULO XIV
18 de maio de 2019
Visão histórica da inclusão
Contribuições da Logoterapia para o atendimento da pessoa com deficiência e sua família
A pessoa com deficiência e o sentido da vida
A pessoa com deficiência e o mercado de trabalho
As acessibilizações e a avaliação na educação inclusiva
Professores CVF
Depoimentos
BLOCO 5 – As etapas de amadurecimento Noético
MÓDULO XV
15 de junho de 2019
XV.1 –Introdução à psicologia do desenvolvimento à luz da Logoterapia
XV.2 – Da vida pré-natal à vida escolar.
A vida pré-natal
A primeira infância
A criança pré-escolar
O escolar
O desenvolvimento da autoestima
Os jogos e o brincar
27 de junho: fechamento da SAV das disciplinas: Estudos Avançados em Educação Personalizada e Estudos integrados
MÓDULO XVI
20 de julho de 2019
XVI.1– Adolescência
Profa. Esp. Daniela Fávaro
Compreendendo a adolescência
A identidade como tarefa do adolescente
Valores e limites
Busca do sentido da vida no marco da cultura contemporânea
Sexualidade humana
A escolha profissional
Projetos na prática: voluntariado
Rumo à maturidade humana
XVI.2 – Provas das disciplinas em EaD: Estudos Avançados em Educação Personalizada e Estudos Integrados
BLOCO 6 – GESTÃO ESCOLAR CENTRADA EM VALORES
MÓDULO XVII
24 de agosto de 2019
XVII.1 – Contribuições da Logoterapia e da Análise Existencial nas dependências
XVII.2 – Contribuições da Logoterapia e da Análise Existencial no comportamento suicida.
Profa. Ms Renata Fantacini
XVII.3 – Apresentação e abertura da disciplina EaD Didática do ensino superior
MÓDULO XVIII
13 a 15 de setembro de 2019
IV CONGRESSO DE LOGOTERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO
MÓDULO XIX
19 de outubro de 2019
XIX.1 – Gestão educacional com base em valores
Profa. Dra. Helga Reinhold
Gestão educacional com base em valores
Resgate do sentido do trabalho do educador
A organização e a avaliação do centro escolar
Mediação de conflitos
Transformando o stress em ganhos
Clarificação de valores
Hierarquia de valores na educação
Vivências compartilhadas – Autobiografia.
MÓDULO XX
23 de novembro de 2019
XX. 1- Prova presencial da disciplina EaD: Didática do Ensino Superior
XX. 2 -Apresentação dos TCCs
BLOCO 7 – EaD
Metodologia da Pesquisa Científica – Profa. Ms. Renata Fantacini
Didática do Ensino Superior – Profa. Ms. Renata Fantacini
Estudos Avançados em Logoteoria – Profa. Esp. Eliane de Melo Andrade
Estudos Avançados em Educação Personalizada – Profa. Esp. Flávia Maria de Fazzio Mano e Profa. Esp. Estela Ferrari Pelegrino
Estudos Integrados – Profa. Esp. Deliani Caetano Silveira Trompieri.