Para que possamos responder, por meio da educação, às situações de crise existencial, de sentimento de vazio e de falta de sentido na vida que assolam os estudantes, necessitamos de uma pedagogia antropologicamente fundamentada que ensine descobrir e escolher, por si mesmo, o que é importante, o que é essencial, o que tem sentido. E, com isso, possa prevenir os reducionismos, a massificação, o consumismo, a crise de valores, o comportamento autodestrutivo, e, sobretudo, a desvalorização da figura do educador e da tarefa mesma da educação.
A Análise Existencial e a Logoterapia de Viktor Frankl oferecem sólido fundamento antropológico que fundamenta subsídios teóricos e práticos valiosos. Frankl já dizia que vivemos na era da sensação da falta de sentido e que nesta nossa época a educação deve procurar não só transmitir conhecimento, mas também aguçar a consciência.
Este Congresso se propõe oferecer recursos valiosos que poderão contribuir de forma decisiva para que seja vencido o desafio atual da educação, com suas crises e suas possibilidades, principalmente diante da alta incidência de dependência do smartphone e do aumento do comportamento autodestrutivo na adolescência.
Esperamos você com alegria!!! Bom Congresso!!
Comissão Organizadora
14 de outubro de 2021, QUINTA-FEIRA
15 de outubro de 2021, SEXTA-FEIRA:
16 de outubro de 2021, SÁBADO:
Coordenador: Prof. Dr. Alisson de Meneses Pontes
Preencha os campos abaixo para enviar o material relativo ao congresso.
Você também pode enviar seu trabalho para o e-mail: secretaria@institutoviktorfrankl.com.br