Search

+
Situação de crise existencial e comportamento autodestrutivo: prevenção, manejo e pósvenção centrados no sentido da vida.
Coordenação: Prof. Dr. José Manoel Bertolote e Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
“A escalada do número de suicídio com a qual somos hoje confrontados mostra-nos que sob as condições sociais predominantes, apesar do bem-estar social, pode-se chegar ao extremo da frustração existencial. A sociedade industrial, [tecnológica] e de consumo frustra a vontade de sentido”. Viktor Frankl

Sobre o Curso

Aprendemos com Viktor Frankl que não somos nós que exigimos da vida o que queremos, mas devemos responder ao que ela nos propõe. A pergunta “por que isso aconteceu” pode levar a uma atitude de vitimização e incapacidade. Para suscitar uma ação proativa e responsável, o mais pertinente seria perguntar “para que isso ocorreu”.
O aumento do suicídio na população geral e principalmente entre os jovens, é um fenômeno mundial e uma questão de saúde pública, que nos convoca a uma ação.
Unindo os conhecimentos da Suicidologia com o aporte da Logoterapia e Análise Existencial, este curso oferece subsídios para uma ação consciente e efetiva.
O curso é oferecido pelo Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl em parceria com Claretiano Rede de Educação. É reconhecido pelo MEC e a certificação é chancelada pela Claretiano Rede de Educação.

objetivos do curso

Fornecer subsídios teóricos, práticos e vivenciais acerca da ação transformadora do sentido da vida na prevenção, manejo e posvenção das situações de crises existenciais com comportamento autodestrutivo e suicídios.
Apresentar possibilidades e estratégias de intervenção inovadoras, estimulando novas ações, de acordo com a realidade local.
Possibilitar novos conhecimentos e troca de experiências, contribuindo para ações coletivas de promoção da vida e prevenção do suicídio.

Matriz curricular

  • Didática do Ensino Superior: (EaD) 32h
  • Metodologia da Pesquisa Científica: 40h
  • Introdução à Logoterapia e Análise Existencial: Viktor Frankl, vida e obra; Fundamentos filosóficos e psicológicos: 24h
  • Antropologia e ontologia frankliana: 24h
  • Contribuição de Viktor Frankl para o estudo do comportamento autodestrutivo: Pilares da Logoterapia, Vazio existencial, Sentido da vida, Espiritualidade: 36h
  • Logoterapia e Análise Existencial aplicada: 24h
  • Introdução ao estudo do suicídio: história, conceitos e epidemiologia : 12h
  • Fatores de proteção e de risco e modelos de prevenção: 12h
  • Possibilidades, manejo e técnicas de intervenção : 24h
  • Posvenção : 12h
  • Pesquisas e experiências inovadoras: 12h
  • Estudos avançados acerca do comportamento autodestrutivo: (EaD) 46h
  • Prevenção do vazio existencial centrado no sentido da vida: (EaD) 46h
  • Cuidando dos cuidadores: familiares e profissionais de saúde: (EaD) 46h

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL 180
CARGA HORÁRIA À DISTÂNCIA 210
CARGA HORÁRIA TOTAL 390

Público alvo

Psicólogos, psiquiatras, médicos em geral, enfermeiros, educadores, psicopedagogos, filósofos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais graduados nas áreas de saúde e humanas.

Informações práticas sobre o curso

Início do curso: 27 de março de 2020.
Modalidade de ensino: semipresencial
Duração: 16 meses, com 15 encontros presenciais mensais, às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 18h.
Carga Horária: Total de 390 horas, sendo 210 horas na modalidade à distância e 180 horas presenciais.
O curso oferecerá: estágio de observação com carga horária adicional de 36 horas.
Serão disponibilizados os livros ‘O suicídio e sua prevenção”, de José Manoel Bertolote e “Afrontamento e superações de crises – contribuições da Logoterapia”, de Marina Lemos Silveira Freitas.
Local: Av. do Café 1353 – Vila Amélia – Ribeirão Preto, São Paulo.

Situação Legal: Portarias de Criação e Funcionamento do Curso
Resolução CONSUP Nº 25/2018, de 12/09/2018. Portaria do MEC Nº 684/2017, de 14/06/2017. Resolução MEC/CNE/CES Nº 1, de 06/04/2018.
Coordenadores: Prof. Dr. José Manoel Bertolote e Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
E-mail: iecvf.secretaria@yahoo.com.br

Taxa da inscrição: R$230,00
Investimento: 16 x R$ 600,00
Pagamento da inscrição:
Depósito em conta corrente: Banco do Brasil, Agência: 2665-4, Conta: 37649-3
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – IECVF
CNPJ: 10.819.751/0001-98

Este curso está disponível somente no polo de Ribeirão Preto. Os encontros presenciais acontecerão no Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl (IECVF), situado à Avenida do Café, 1353, Vila Amélia, Ribeirão Preto-SP, CEP: 14.050-230

mais informações

Posted in: Pós-Graduação
const url = window.document.URL const metadata = document.querySelector('.tt-post') function removeMeta(url) { console.log(url) console.log(metadata) } removeMeta(url)